quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Eleições 2008


Acabou, graças a Deus e ao mesmo tempo infelizmente acabou a agonia da campanha eleitoral , sou jacú eu confesso, de um lado fico triste do outro aliviado pelo fim da agonia que tudo isso me causava. Primeiro a hipocrisia de crescer ouvindo as mesmas propostas feitas desde os tempos de meus avós “Vamos melhorar a saúde, a segurança ,a educação e vamos criar mais empregos ...” porém como de praxe ninguém diz como, porque os interesses parecem ser ou são outros. Depois o incomodo de ouvir tanto barulho pois esta campanha pra mim fica marcada ( negativamente é obvio ) pelo excesso de sonorização e carreatas . Aqui uma cidade com mais de 500 mil habitantes pra mim foi um inferno, mais eu nem sabia que tava era no céu, pois inferno maior são nas cidades com 20.000 , 30.000 eleitores , a coisa assusta mesmo e eu vivi isso na pele. Claro todo mundo sabe que o clima de eleições de uma cidade pequena é diferente, mais barulhento, mais coração, as pessoas da cidade se envolvem mesmo e é difícil ficar alheio, porém a sensação que esse tem é que se está numa GUERRA aonde a arma principal é o barulho. Segundo meu amigo marketing man Mario Neto reduziram a abrangência das campanhas políticas... poucas ferramentas foram permitidas para divulgar o "trabalho" do candidato. Acho eu então, o negócio este ano foi investir em sonorização.Então vamos lá, luzes , câmera e ai ai meu ouvido. Primeiro devem ter pensado vamos investir nos jingles , aqueles jingles sérios, heróicos e patrióticos são coisa do passado, temos que fazer algo divertido, cotidiano com o que as pessoas se identifiquem, algo musical, teatral !!!E eis que surgem fantásticos jingles em tom de arrocha e forró eletrônico. O bestseller pra mim são aqueles com o ritmo das musicas , chupa que é de uva e senta que é de menta. Ou melhor, aquele em que o candidato não diz nada com nada e só fica repetindo o seu número, como se alguém tivesse gritando no meu pé de ouvido freneticamente no purgatório, é 25, 25, 25, 25, 25, 25, 25, 25, 25 ...
Eu sei que estas músicas que em minha opinião tem um gosto duvidoso, fala mais ao povo do que discurso rebuscado... com vocabulário rico , mais eu confesso como diria aquele personagem da novela, tô tomando um nojo de campanha eleitoral. Vão gritar no ouvido de outro caçamba!! Outra coisa mala dessas eleições, como disse acima, é a tal das carreatas, caráio tava tendo uma quase todo dia ou sei lá a cada 4 horas, os organizadores destas estrategicamente parecem querer atrapalhar o transito, pra fazer mais volume, dificultando a passagem de quem trabalha “de verdade”, e não tem nada a ver com o movimento. Mais confesso, o pessoal do marketing é genial. Numa carreata tô eu lá , com uma cara de poucos amigos injuriado , preso no meio daquela desgraça, quando outros insatisfeitos começam a buzinar , a protestar pois queriam passagem , eis o que sucede , uma galera sangue bom desce de um fiat Uno todos com um sorriso de celebridade e na maior cara de pau do mundo cada um munido do seu instrumento, começam a tocar um partido alto delicioso ... “ O que mais quero é te dar um beijo e o teu corpo acariciar ...” e a todo custo tentam desamarrar a turma do buzinaço. Porra ... pior que tinha um cara lá que devia curtir metal, pois quando o pagode começou o cara ficou mais furioso e começou a meter o carro em cima do canteiro pra sair da carreata e não teve jeito acabaram dando uma brecha e deixando os carros passar pra felicidade geral da nação.
No dia de eu votar mó coisa sem graça, votar é uma coisa tão importante ( ao menos deveria ser pra todos ), que o chefe de seção deveria conversar pessoalmente com cada eleitor olho no olho , explicar a importância do voto, dizer meu filho candidato que tenta comprar seu voto com bobagens como gasolina, passagem , não presta ”, mais de sacanagem você pode aceitar isso tudo e votar no candidato certo, e quando você terminasse de votar deveria tocar uma sinfônica comemorando o feito. Mais lá fui eu votar, meio dia, não tinha nem um pé de gente na seção, só valeu a pena mesmo por que tirei onda com uma cara de uma miguelosa lá do meu bairro, a bixinha coitada, me olhando com os olhos cheios de ternura, e eu nem olhei pra cara, intocável atrás das lentes do meu ray-ban .
Mas a cena mais surreal destas eleições foi a comemoração da vitória de um candidato a vereador que se reelegeu, seu jingle era nada mais nada menos que a musica Cometa Mambenbe e a galera veio comemorando do fórum até a casa dele , que fica próxima a minha ,pulando, vibrando, dançando frevo, gritando numa empolgação tamanha que quase fui junto ... " Tenha fé, no azul que está; no frevo ...Que o azul é a cor... da alegria ,num cavalo mambembe sem relevo , no galope de olinda pra bahia Ôooooooo "
Mas como eu disse acima , acabou , uns mataram , outros morreram, outros saíram na porrada e eu estou muito feliz pois por um bom tempo não vou mais ouvir, é 25, 25, 25, 25, 25, 25, 25, 25, 25 25, 25, 25, 25, 25, 25 ...




196 pessoas já me visitaram aqui ... 2 miguelosas pararam de falar comigo, um professor da faculdade interrompeu uma aula pra falar do meu blog ( valeu Alberlan !!! ) e somente 12 pessoas comentaram ... realmente o povo baiano é preguiçoso .

2 comentários:

Anônimo disse...

Braulino e suas conjecturas no desapertando a mente!!!! concordo com você da primeira a ultima palavra. Abração!!!

Alice disse...

Essa lavagem cerebral só nos espanta mais das urnas! Quero em que chegue o dia em que eu possa escolher não votar sem ter que pagar multas e outras retaliações!